Publicado em 18/02/2021

As bochechas são uma das regiões do rosto que mais incomodam os pacientes que recorrem à harmonização facial. Arrisco dizer que isso não acontece por acaso: estamos falando de uma região central da face, que naturalmente evidencia nossas imperfeições.
Um detalhe indesejado nas bochechas serve de gatilho para muita gente: é hora de ir pra uma clínica de estética.
A pele localizada na maçã do rosto perde sua sustentação à medida que o indivíduo vai envelhecendo. A perda de colágeno e elastina tem como consequência a redução das fibras que dão a força e elasticidade necessárias à pele para manter-se firme. O resultado é aquilo que todo mundo percebe: o risco de a pele caída dar um aspecto de “bochecha de buldogue”.
Leia mais:
- Vai fazer um preenchimento labial? Confira algumas dicas para antes e depois do procedimento
- Vale a pena trocar o procedimento por creme à base de ácido hialurônico?
- Sonho x realidade: afinal, dá pra eliminar as bochechas caídas?
- INOVADOR! Conheça o poder dos peptídeos botulínicos, o “parente mais novo” do Botox
- 3ª idade em alta! Como a Harmonização Facial pode ajudar nesta fase da vida!
Mas, afinal, tem solução?
Os avanços tecnológicos têm sido grandes no campo da saúde estética. E, graças a isso, a harmonização facial tem se revelado um campo vasto para o surgimento de novas soluções aos efeitos diretamente sentidos na pele.
E isso serve para o caso das bochechas caídas. Informação importante: existe mais de uma solução. Vou apresentar cada uma:
Fios PDO
Os fios PDO costumam ser a alternativa número 1 para combater a flacidez na maçã do rosto. A técnica funciona com a aplicação de microfios de polidioxanona, que têm propriedade biodegradável, e que não apenas dão sustentação à pele caída como também estimulam a produção de colágeno pelo organismo. Você pode ler mais sobre os fios PDO clicando aqui.
Os fios funcionam como um “suporte” da pele, segurando-a no ponto certo. Com o tempo, o material é absorvido pelo organismo. Mas atenção: há casos em que a flacidez da pele alcança um estágio avançado, e os fios não conseguem manter a pele suspensa.
Por isso, é muito importante conversar com o profissional que vai fazer a aplicação e informar-se sobre o procedimento.
Botox ou preenchimento?
O fato de a bochecha ser a região dos músculos que ajudam a manifestar o sorriso impede que o Botox seja uma opção, pois pode paralisá-los. A melhor indicação é mesmo o preenchimento facial.
Entenda preenchimento como ácido hialurônico.
Além de dar um aspecto de fortalecimento dos músculos faciais, ele ativa a produção de colágeno pelo organismo. Ou seja, é uma união do útil ao agradável.
Bioestimuladores de colágeno
Além do ácido hialurônico, outra opção para combater a bochecha caída é o uso de bioestimuladores de colágeno. Neste caso, o papel não é de preencher a área afetada, mas de estimular a produção de colágeno na região. Como isso é sinônimo de pele mais firme, com menos flacidez e mais elasticidade, o efeito também é positivo. Para ler mais sobre os bioestimuladores, clique aqui.
É muito importante que o paciente converse com o profissional, e não tome decisões por conta própria. Há indicações para cada tipo de pele, e só o responsável pela aplicação é capaz de observá-las.
Gostou? Então comente e compartilhe. Se tiver uma opinião de tema para eu falar, me mande um direct no Instagram. Meu perfil é o @dra.yanabarroso.