305564754138587
Escolha uma Página

Publicado em 28/01/2021

A Harmonização Facial pode ser sinônimo de vaidade, saúde e autoestima elevada pra quem está vivenciando plenamente a terceira idade. Isso vai na contramão da visão de muitas pessoas sobre esta etapa da vida. Há, erroneamente, quem considere um período caracterizado por fragilidade física, dependência e falta de vigor pra tudo.

Porém, não há nenhuma receita pronta que estabeleça que os idosos não possam ter qualidade de vida, e que sejam assim impedidos de fazer atividades físicas regulares, de manter uma alimentação equilibrada, de investir em lazer e… de cultuar o próprio corpo. Aliás, bem ao contrário, não só podem como devem se cuidar em todas as esferas.

Especificamente sobre Harmonização Facial: estou falando de rejuvenescimento ou tratamentos anti- envelhecimento? Sim, com toda a certeza!

Mas, antes de ir até uma clínica estética, é importante entender que, seja com ácido hialurônico, seja com toxina botulínica, Bioestimuladores ou qualquer outro tratamento, ninguém que vivencia a maturidade avançada vai sair de lá com a pele igual à de uma jovem de 15 anos, porém muito mais saudável e preparada para viver o momento em ótima aparência e até alguns aninhos aparentemente mais jovens.

A Harmonização deve ser vista como um conjunto de tratamentos eficazes, mas que respeita a própria natureza física dos pacientes. E isso serve pra qualquer pessoa, seja ela idosa, adulta ou jovem.

Envelhecimento

À medida que vamos envelhecendo, nossa derme e epiderme vão ficando mais finas devido à perda de colágeno e de elasticidade das fibras. Isso leva a pele a ter uma redução gradativa de hidratação e aumenta o risco de vulnerabilidade a feridas e infecções.

Por isso, qualquer pancada faz com que a região fique roxa e com ferimentos mais sérios, que exigem cuidados maiores na hora de tratar.

Leia mais:

Por que a Harmonização?

O efeito da Harmonização é exatamente no sentido de revigorar a pele (como disse antes, dentro dos limites), proporcionando maior proteção e vitalidade à região aplicada, além de devolver características e formas faciais que foram se perdendo pelo processo natural e fisiológico do envelhecimento.

É importante, porém, associar o procedimento de Harmonização Orofacial ao consumo regular de água, alimentação saudável, uso constante de protetor solar e outras medidas que ajudem a manter a pele mais hidratada e saudável.

Os efeitos dos procedimentos

A toxina botulínica proporciona o efeito visualmente mais esperado pelo paciente. Ela diminui as rugas e linhas de expressão, deixando uma pele mais lisa e com aspecto mais jovem.

Por isso, sua área de aplicação costuma ser a região da testa, olhos e até outros locais, como pescoço.

Já o ácido hialurônico, que é produzido naturalmente pelo corpo em maior quantidade nas fases anteriores da vida, preenche pequenas rugas e sulcos e ajuda a reconstituir a pele flácida, além de estimular o organismo a produzir colágeno. Evidentemente que essa reativação ocorre de forma mais discreta nas pessoas a partir da terceira idade, mas o importante é que proporciona resultados bem visíveis.

O ácido hialurônico atua em problemas como de olheiras, bigode chinês (aquela linha extensa que começa no entorno do nariz e desce até a lateral da boca) e código de barras (aquelas ruguinhas que ficam na região do buço, entre o centro do nariz e da boca), etc…

Contraindicações

No caso particular dos idosos, é muito importante considerar as contraindicações, simplesmente porque elas podem ser mais recorrentes. A questão não se refere tanto à idade ou à condição física, mas à recomendação de que não se faça qualquer tipo de aplicação numa região da pele afetada por infecção, inflamação ou ferimento.

O profissional fará isso devidamente na observação clínica do paciente, mas é importante compreender que a pele precisa apresentar condições saudáveis para o procedimento.

Essa análise também deve considerar o risco de o paciente ser alérgico a algum componente da toxina botulínica ou do ácido hialurônico, o uso recente de medicamentos e os que estão em uso, e ainda o quadro clínico de cada paciente (se ele tem problemas de coagulação do sangue, doença autoimune, etc.).

Na dúvida, o paciente deve conversar também com o profissional. Ele pode ajudar na decisão de fazer ou não um procedimento de Harmonização Facial.

……………………………………………..contato@drayanabarroso.com.br | 33 3272-8022 | 33 3014-8022 | 33 99825-2894 | Rua Peçanha, 773 – Centro – Governador Valadares – MG

error: Protegido
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
//

Olá,
É um enorme prazer falar com você. Em que posso te ajudar?