Escolha uma Página

Publicado em 04/07/2020

O cheirinho inconfundível e até as embalagens dos lenços umedecidos, qualquer que seja a marca, estão programados pra gravar na nossa cabeça a mesma ideia: a de que o produto foi feito (quase) exclusivamente para bebês!

Mas o que os rótulos não dizem é que os lenços umedecidos escondem uma lista de benefícios tão grande pra pele e para o corpo que é até difícil enumerar todas. Aqui, você vai entender por que vale a pena carregar sempre um pacote na bolsa.

Mas, para isso, eu preciso explicar o que tem, afinal, na composição do produto, que acaba por torná-lo tão especial.

 

Produto limpo

Os lenços umedecidos em geral são feitos de algodão. Mas não é tanto o tecido que nos interessa. É o fato de termos aquela sensação gostosa de qu

e eles são rigorosamente limpos! Mas, além da fragrância, de onde vem essa impressão?

A maior parte do líquido que garante a umidade na embalagem é composta por água, o que já ajuda bastante a dar o aspecto de hidratante. Mas só i

sso não é suficiente. É importante observar que estamos falando de um ambiente úmido, e que, portanto, o saquinho já serviria como um verdadeiro nascedouro de bactérias e fungos.

Por isso, os fabricantes utilizam também bronopol (um bactericida altamente eficaz), cocamidropil betaína (um detergente natural proveniente do coco), ácido etilenodiamino tetra-acético (ou simplesmente EDTA, usado para eliminar metais) e metilparabeno, que faz o papel de fungicida no produto.

Isso tudo, é claro, sem contar a presença da aloe vera (que dá frescor e suaviza a pele), as essências que dão o cheirinho de bebê e outros conservantes. O fato é que daí se observa o quanto estamos falando de um produto que prima pela limpeza e que refresca, certo?

 

Ah, e tem mais um detalhe dos lenços umedecidos. Mas aí preciso fazer um alerta. Se você é vegana(o), suspenda o uso e pare de ler este texto imediatamente.

 

Além de todos esses produtos, a fabricação do lenço umedecido utiliza também óleo de lã de carneiro, também chamada de lanolina, que tem uma cera com um poder impermeabilizante incrível. Sim! O lenço umedecido limpa e protege a pele.

O resultado é um produto bem suave, refrescante, e que tem utilidades que vão além do uso no bumbum do neném. Listo algumas delas a seguir:

 

Álcool gel

Em tempos de prevenção total contra o Coronavírus, é bom saber: existem algumas linhas de lenços umedecidos com finalidade antisséptica, que é capaz de substituir o álcool gel. Esses lenços conseguem eliminar 99,9% das bactérias presentes na pele e, de quebra, ajuda a hidratá-la.

 

Demaquilante

Essa dica é especialmente para as mulheres. O lenço umedecido é excelente pra retirar os resíduos de maquiagem e de outros produtos que passamos com freqüência na pele. O excesso de oleosidade também perde para os lenços umedecidos: vale a pena usá-lo após uma atividade mais pesada (como uma academia, por exemplo) para eliminar as impurezas.

Ah, um parêntese: há pouco tempo eu escrevi um artigo aqui no blog falando sobre as diferenças de água micelar e água termal para a pele. Você pode conferir aqui.

Pois já que o assunto é lenço umedecido, vale citar também que existem no mercado os lenços micelares. Diferentemente dos tradicionais, para bebês, esses lenços são compostos por água micelar, e ajudam a fazer uma limpeza bem mais profunda na pele, já que são capazes de eliminar todas as impurezas.

Ou seja, os lenços micelares são um aliado e tanto no cuidado com a pele do rosto, por exemplo.

 

Pós-barba

Agora a dica vai para os homens. Usar o lenço umedecido como um pós-barba pode ajudar a hidratar e aliviar a pele esfoliada. É claro que os lenços não são substitutos absolutos dos cremes que têm a mesma finalidade, mas, em caso de urgência, se não tiver o pós-barba, o lenço umedecido faz este papel.

 

Higiene íntima

A higiene íntima feminina é um dos maiores benefícios que o lenço umedecido pode proporcionar, porque retira o excesso de oleosidade e permite que a pele da vulva e da virilha respire. Mas faço dois alertas: 1) evite passar o lenço na região várias e várias vezes ao dia. 2) JAMAIS use o lenço umedecido para limpeza interna, porque o pH pode ser diferente, o que desequilibra a flora vaginal e torna a região propícia ao surgimento de microorganismos perigosos para a saúde.

 

Conclusão

Se você nunca pensou em expandir a ideia de que o lenço umedecido só serve para bebês, é uma boa hora pra começar a pensar nas potencialidades que ele pode oferecer no dia-a-dia. Foi-se o tempo em que era preciso andar com um rolo de papel higiênico pra passar no rosto, e que servia mais pra esfoliar a pele. Ou seria esfolar? Seja como for, dispense-o e passe a ver os lenços umedecidos com outros olhos.

……………………………………………..contato@drayanabarroso.com.br | 33 3272-8022 | 33 3014-8022 | 33 99825-2894 | Rua Peçanha, 773 – Centro – Governador Valadares – MG

error: Protegido
//

Olá,
É um enorme prazer falar com você. Em que posso te ajudar?